谁嫁给了卡洛斯四世?
Maria Luisa of Parma 结婚了 卡洛斯四世 。 婚礼当天,卡洛斯四世 16 岁 (16 年 9 个月零 24 天)。 婚礼当天,Maria Luisa of Parma 13 岁 (13 年 8 个月零 26 天)。 年龄差距为 3 年 0 个月零 28 天.
卡洛斯四世
卡洛斯四世(西班牙語:Carlos IV,全名:卡洛斯·安东尼奥·帕斯夸尔·弗朗西斯科·哈维尔·胡安·内博姆森诺·何塞·罕努阿里奥·塞拉芬·蒂亚戈·德·波旁-萨克森,西班牙語:Carlos Antonio Pascual Francisco Javier Juan Nepomuceno José Januario Serafin Diego de Borbón y Saxony,1748年11月11日—1819年1月20日),波旁王朝的西班牙国王(1788年-1808年在位),綽號為狩獵王。目光短浅、听信佞臣的庸人。由于他的一系列错误决策,使西班牙遭到巨大危机。
阅读全文...
Maria Luisa of Parma
Maria Luísa de Parma (nome completo em italiano: Luisa Maria Teresa Anna di Borbone; Parma, 9 de novembro de 1751 – Roma, 2 de janeiro de 1819) foi a esposa do rei Carlos IV e Rainha Consorte da Espanha de 1788 até a abdicação forçada do marido em 1808, na sequência do Motim de Aranjuez.
Nascida uma princesa italiana do Ducado de Parma, filha de Filipe, duque de Parma e de sua esposa, Luísa Isabel da França, ela foi criada na corte do avô materno, o rei Luís XV. Em 1765, aos 14 anos, Maria Luísa casou-se com Carlos, príncipe das Astúrias, o futuro rei da Espanha. Entre os muitos filhos do casal estavam o futuro rei Fernando VII da Espanha, Carlota Joaquina, rainha de Portugal, Brasil e Algarves como consorte de D. João VI, e Maria Isabel, rainha consorte do Reino das Duas Sicílias.
Ela era impopular entre o povo e a aristocracia. O nome de Maria Luísa esteve vinculado a uma série de difamações, conspirações e amantes. A propaganda política da época lhe acusava de ser uma mulher promíscua, infiel e que, juntamente com o suposto amante, o primeiro-ministro Manuel Godoy, influenciava o rei. Ela era rival da duquesa de Alba e da duquesa de Osuna, bem como de sua nora, a princesa Maria Antónia de Nápoles, cuja morte precoce foi atribuída a um envenenamento causado pela rainha.
O envolvimento de Carlos IV nas Guerras Napoleônicas e disputas familiares internas entre o rei e a rainha e o filho, Fernando, príncipe das Astúrias, minaram o já decrescente apoio à monarquia Bourbon na Espanha. Em 1808, na sequência do Motim de Aranjuez, o rei foi forçado a abdicar ao trono em favor do filho, que ascendeu como rei Fernando VII, e partir para o exílio. Maria Luísa acompanhou o marido na França e Itália, respectivamente. Ela morreu no exílio em Roma, aos 67 anos, sem nunca ter retornado à Espanha.
Mais recentemente, historiadores consideram que a impopularidade da rainha foi resultante de um contexto antiabsolutista e antiaristocrata pós Revolução Francesa, cuja vinculação da figura da rainha infiel e libertina no imaginário coletivo atuava como propaganda política e não esteve reservada apenas à Maria Luísa, mas também a demais rainhas e nobres do período.
阅读全文...